PB – Fórum “Direito de Família em Foco: Aspectos Jurídicos e Psicológicos da Alienação Parental e Guarda Compartilhada

Na noite desta segunda-feira (27) no auditório da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA) foi realizado o Fórum “Direito de Família em Foco: Aspectos Jurídicos e Psicológicos da Alienação Parental e Guarda Compartilhada”.  O evento faz parte das comemorações da VI Semana Nacional de Conscientização da Existência da Alienação Parental e também em alusão ao dia 25 de abril – Dia Internacional de Combate à Alienação Parental.

O Fórum foi uma iniciativa do Poder Judiciário Estadual, juntamente com a Escola Superior da Magistratura (ESMA) e a Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF), contando ainda com a participação do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

A mesa de honra foi composta pelo Des. Leandro dos Santos, representando o Presidente do TJPB, pelo Juiz Ricardo Vital de Almeida, representando a ESMA e pela Psicóloga Andréa Diniz, Diretora ABCF – PB, representando a ABCF.

Na roda de diálogos, o primeiro tema a ser abordado foi “A Alienação Parental e a Lei 12.318/10”  pelo juiz José Fábio de Oliveira Araújo, da 3ª Vara da Família de Campina Grande. Em seguida o tema “A Família Brasileira Contemporânea”, pelo professor Dimitre Braga Soares de Carvalho, do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM-CG). A juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, da 5ª Vara da Família de João Pessoa, finalizou com o “Atual Panorama das Varas de Família de João Pessoa e do Setor Psicossocial.

Dra. Jaqueline Cherulli - TJ-MT

Dra. Jaqueline Cherulli – TJ-MT

E por fim, A juíza Jaqueline Cherulli, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, abordou o tema “A Guarda Compartilhada e a Lei 13.058/14” enfatizando as recentes alterações. Na ocasião, a juíza também fez o lançamento da Cartilha sobre a Guarda Compartilhada.

A ABCF –PB agradece imensamente ao Des. José Ricardo Porto, Presidente em exercício do TJPB, pela sensibilidade em atender a solicitação e também a ESMA, por todos os esforços na realização do evento. Enfim, estamos gratos aos palestrantes e a todos que colaboraram para o sucesso total do primeiro evento realizado no Estado.

A Família ABCF agradece e parabeniza a Diretora Andréa pelo brilhante evento.